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Pressionado ao longo dos últimos meses, o poder de compra dos consumidores brasileiros deverá continuar limitado no ano novo que se aproxima. E este fator macroeconômico, diretamente relacionado com o legado da crise provocada pela pandemia, vai continuar ditando as escolhas de compra.

Este é o pano de fundo de um amplo levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos a respeito das principais tendências de consumo no Brasil para 2024. O cenário é ainda caracterizado por altas expectativas em relação à qualidade e à personalização do atendimento, com apoio em tecnologia e humanização.

Confira agora as seis principais tendências apontadas pelo estudo.

1. A nostalgia está consolidada como tendência

Em tempos de crise, é comum que as pessoas passem a valorizar o passado. É o que tem acontecido nos últimos anos: a Ipsos identificou em 2022 que 61% dos brasileiros gostariam que o país voltasse a tempos mais antigos, contra 50% em 2021. As marcas têm abordado essa tendência com músicas, conceitos, símbolos e produtos de outras épocas.

2. O consumo está relacionado a decisões inteligentes

Não só no Brasil como também em outros lugares do mundo, a nostalgia é acompanhada por uma série de reflexões racionais. Afinal, com o poder de compra reduzido, as famílias precisam avaliar com mais calma o momento de adquirir um determinado produto ou serviço. Promoções e condições facilitadas de pagamento tendem a ganhar ainda mais importância em 2024.

3. Os produtos locais seguem valorizados

A tendência iniciada durante a crise sanitária se manteve e se consolidou. Ela está ligada à valorização do consumo atento a questões ambientais e sociais – afinal, em muitos casos, manter uma relação com empreendedores da região reduz emissões e valoriza a geração de empregos em áreas próximas.

4. A digitalização é uma jornada contínua

O atendimento pessoal tem grande valor, especialmente para demandas mais complexas. Mas os canais digitais vão concentrar as interações entre marcas e pessoas, na avaliação do estudo. As empresas precisam seguir investindo em soluções ágeis que atendam aos consumidores a qualquer hora, em qualquer lugar.

5. O consumidor valoriza a capacidade de inovar

Além de digitalizar o atendimento, é fundamental proporcionar soluções criativas e inovadoras que agreguem valor. Elas podem melhorar a capacidade de se relacionar com os clientes, mas também são aplicáveis a processos internos, por exemplo na logística, de forma a garantir a disponibilidade imediata dos produtos e serviços ofertados.

Atendimento qualificado

Como dar conta de tantas demandas que seguem direções tão diversas? Uma forma de liderar iniciativas inovadoras e bem-sucedidas em meio a cenários adversos é contar com parceiros qualificados. É o caso da Voxline, uma empresa com mais de 20 anos de atuação, especialista no segmento health, líder em foodtech e a maior operadora de atendimento de delivery do Brasil.

Com mais de 40 clientes atualmente, a Voxline desenvolve e implementa soluções multicanal conectadas de acordo com as demandas personalizadas de cada empresa. Dessa forma, os empreendedores garantem o melhor atendimento, combinando serviços tecnológicos e canais humanizados qualificados e podem dedicar o tempo a focar na missão de suas empresas.

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