O momento do mercado de alimentação ainda é desafiador, mas a tendência para os próximos meses é de recuperação acelerada. Será uma fase dedicada a colher os frutos de todos os esforços realizados ao longo dos últimos anos, em que as empresas do setor foram desafiadas a se transformar.
Como aponta o estudo Macrotendências 2023-2024: Alimentos e Bebidas, uma realização do Sebrae Inteligência de Mercado, criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro, as novas dinâmicas do setor e as mudanças no mindset de consumo geraram novas dinâmicas nas cadeias produtivas. Além disso, há padrões normativos inéditos, além de diretrizes de sustentabilidade que passam a orientar as ações da indústria de alimentos.
Esse contexto se traduz em fatores que estão ditando os rumos do mercado e tendem a representar um diferencial competitivo importante em 2024. Saiba quais são eles, de acordo com a análise do Sebrae.
1. Atenção aos desejos dos consumidores
Para entender o que os clientes desejam é preciso ouvi-los e os canais de atendimento são uma fonte importante de informações que podem embasar as decisões. Mas, além disso, a fim de entregar os melhores produtos e serviços, as empresas precisam fortalecer suas relações comerciais, repensar suas cadeias de negócios e tomar decisões com agilidade – monitorando constantemente os resultados e fazendo ajustes de rota sempre que necessário.
2. Cuidado redobrado com os padrões de segurança alimentar
“O mercado consumidor brasileiro, bem como de países com regulamentação expressa ou mesmo autorregulamentação, deverá continuar exercendo pressão em torno de fabricantes de alimentos de todos os portes”, afirma o estudo. “Essa situação pode, entre outras medidas, ser resolvida com a adoção de padrões internacionais, como, por exemplo, a norma ISO 22000.”
3. Foco na economia circular
Há um amplo espaço para reduzir o desperdício ao longo das cadeias de produção, abastecimento e comercialização. As empresas do setor, desde a indústria até a ponta do atendimento final, vêm sendo cobradas para descartar corretamente os resíduos orgânicos, preservar produtos, embalagens e materiais, eliminar a produção de resíduos e regenerar a natureza.
4. Consolidação do delivery
Hábito incorporado no consumo do brasileiro diante da pandemia e que permaneceu mesmo após a vacina e o retorno das atividades, como aponta o Sebrae, o delivery vai se manter fundamental para o setor: 65% dos consumidores pretendem continuar pedindo comida para entrega em 2023, mantendo os padrões anteriormente previstos para 2022.
Líder em atendimento para Food
“Houve um processo rápido de digitalização da gestão dos restaurantes diante do novo cenário”, aponta o estudo. A transformação digital vem alcançando também o delivery, que pode ganhar agilidade e eficiência com o uso de ferramentas inteligentes de atendimento. A Voxline está preparada para contribuir para que as empresas de alimentação sejam bem-sucedidas diante deste desafio.
Com mais de 40 clientes, é a maior operadora de soluções de delivery do Brasil, com atendimento a lojistas e franqueados, além de parceiros de marketplace e entregadores.
Contribui para consolidar centrais de vendas delivery, com capacidade para monitorar o fluxo de pedidos e a disponibilidade de produtos e lojas.