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Delivery e meio ambiente podem caminhar bem junto? Claro que sim! Essa, aliás, é uma ótima maneira de adequar as foodtechs às medidas ESG, sigla para Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança), tema em alta, principalmente no Brasil, país latino-americano que mais pesquisou por ESG entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022 – e um dos 25 países no mundo a pesquisar no mesmo período.

E o que significa a sigla?

Environmental (Ambiental): aqui, os assuntos são mais amplos, envolvendo uma gestão mais macro como aquecimento global; emissão de poluentes,  poluição, gestão de resíduos, etc.

Social (Social):  engloba assuntos referentes tanto sobre a gestão interna da empresa quanto a relação com o mundo “lá fora”, acolhendo tanto a responsabilidade social quanto  leis trabalhistas; salário justo; diversidade de gênero, raça, etnia, e satisfação dos clientes.


Governance (Governança): aqui a relação se dá com estratégia empresarial, administração em geral, condutas corporativas ligadas às políticas e processos tanto internas quanto com parceiros comerciais. Engloba, por exemplo, práticas anticorrupção; canais de denúncias auditorias, programas de compliance, etc.

A verdade é que soluções e tecnologias empresariais não só podem como devem  conectar sustentabilidade. Nisso, o modelo de negócio das foodtechs, para serem cada vez mais próximas do ESG pode englobar estratégias que vão desde produzir menos papel, como a substituição de canudos de plástico até garantir a adesão ao movimento “segunda sem carne” e aprovar um cardápio vegetariano. De acordo com a última pesquisa IBOPE realizada sobre o tema, 14% da população do Brasil revelou não comer carne. Mais do que isso, os alimentos naturais e saudáveis atingiram vendas no valor de R$100 bilhões em 2020. 

Outra forma é investir em tecnologias que favoreçam a logística de modo a evitar desperdícios, trajetos dispersos e emissão de poluentes. Garantir, também, uma boa comunicação via aplicativos em que os consumidores possam se informar sobre medidas ambientais e escolher embalagens mais ecológicas, bem como ingredientes selecionados. E, claro, a mudança interna da empresa a fim de contratar melhores fornecedores, aplicar métodos de redução de lixo, reciclagem e compostagem.

Como a Voxline pode ajudar:

A Voxline opera o maior sistema de delivery do Brasil para grandes redes do setor alimentício. Recebe, distribui e controla mais de 12 milhões de pedidos por ano vindos de todo o Brasil, incluindo o SAC. Essas operações atuam com atendimento omnichannel, envolvendo virtualização de atendimento por meio de chatbot’s e URA’s inteligentes e cognitivas complementados pelos mais avançados sistemas de geoprocessamento, logística e tracking. Conheça a solução Vox Delivery

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