O setor de saúde encara uma série de desafios, que incluem alcançar maturidade na prestação de serviços em saúde por meios digitais e utilizar a tecnologia e o relacionamento remoto com as pessoas para melhorar os cuidados prestados aos pacientes, com maior eficiência, otimização de custos e ganho para a qualidade de vida dos profissionais. Envolvem ainda repensar cadeias de abastecimento e processos logísticos e reduzir a pegada de carbono.
Essas são as principais conclusões de um estudo realizado pela consultoria Deloitte. O trabalho parte da constatação de que a pandemia de Covid-19 mudou permanentemente os cuidados com as pessoas no planeta. Envolve agora desde a aceleração da adoção de novas tecnologias e modelos de prestação de cuidados, até o aumento do foco na sustentabilidade e equidade.
A importância da inovação no setor de saúde
De fato, como aponta o levantamento, a necessidade de acelerar as pautas de inovação se apresenta em algumas áreas críticas do ecossistema. Saiba agora quais são.
Foco nos serviços digitais: O levantamento aponta que os atuais modelos de prestação de serviço não são sustentáveis financeiramente, nem atendem os pacientes da forma mais completa. Daí a importância de expandir a adoção de cuidados remotos e virtuais, que não substituem os modelos tradicionais, mas tem o potencial de informar e orientar melhor cada paciente de forma personalizada.
Atenção aos profissionais: Diante de um cenário em que já é possível monitorar pacientes crônicos de forma remota, realizar consultas online e até mesmo contar com a conectividade para conduzir procedimentos cirúrgicos a distância, as organizações precisam repensar a forma como os recursos humanos são estruturados. Desta maneira, os profissionais ganham a capacidade de entregar resultados mais assertivos em menos tempo.
Transformação digital: A população global continua a crescer e deverá se aproximar dos 10 bilhões de pessoas por volta de 2050, na previsão da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste contexto, ainda durante a pandemia, a adoção de novas tecnologias como a telemedicina e os registros eletrônicos de saúde, se mostrou uma solução eficiente para atender mais e melhor, especialmente nas áreas mais carentes de serviços no setor.
Equidade e sustentabilidade: A cobertura de saúde é desigual em relação a idade, localização, gênero, rendimento, etnia, religião e orientação sexual. É possível mudar esse panorama com base na adoção de tecnologias digitais e um esforço coordenado do setor. O mesmo vale para a sustentabilidade. É possível encontrar caminhos conjuntos entre as organizações de saúde para reduzir emissões e contribuir para a contenção das mudanças climáticas.
Atendimento especializado
Estes desafios são encarados por uma das maiores operadoras privadas de planos de saúde do Brasil, com mais de 5.500 empresas clientes, 89.100 beneficiários e mais de 500 prestadores de serviço credenciados. A fim de ampliar sua capacidade de atendimento, com ganhos na eficiência e na qualidade, essa companhia procurou a Voxline.
Com mais de 20 anos gerando valor entre marcas e pessoas, a Voxline é a maior empresa de atendimento focado em food e healthtech do Brasil. Para essa operadora, a solução proposta foi formar uma equipe multidisciplinar e especializada em operações de saúde atuando nos canais de voz, U.R.A. com A.V.I. (Assistente Virtual Inteligente), WhatsApp, WebChat e e-mails de forma eficiente, automatizada e rápida.
Também desenvolveu, de maneira própria e customizada, sistemas de Workflow e CRM, além de responder pela implantação de monitorias de qualidade e ferramenta de gestão de dados e relatórios, tanto para tomada de decisões data-driven quanto para facilitar a detecção de dificuldades operacionais.
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