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O WhatsApp não é exatamente popular nos Estados Unidos: 87% da população local utiliza o Messenger para trocar mensagens. Outros 34% recorrem ao FaceTime, mesmo percentual dos adeptos do Zoom. O Snapchat é acessado por 28%. O WhatsApp, por 25% – as respostas são múltiplas. Esse cenário se repete em muitos outros países: há uma disputa aberta entre os aplicativos utilizados para comunicação, seja interpessoal ou para relacionamento de empresas com seus consumidores. 

O Brasil é diferente. Aqui, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones e é o app mais usado pelos habitantes do país, na comparação com qualquer outro produto, de qualquer outra utilidade. Sinal de que a população usa outros aplicativos em paralelo, mas elegeu um de preferência. 

E esse fenômeno, de certa forma, facilita a vida das empresas, que podem centrar esforços no desenvolvimento de soluções de relacionamento para uma única ferramenta. Uma pesquisa produzida pela Opinion Box indicou que 76% dos brasileiros usam a ferramenta para interagir com as marcas de sua preferência. 

Num cenário em que o consumidor está no centro das atenções das empresas e demanda atendimento phygital (físico e digital), conciliando as mais variadas plataformas de maneira orgânica e contínua, o aplicativo de mensagens mais procurado é crucial. Utilizá-lo da melhor forma, seja para receber demandas ou para fazer busca ativa por clientes, é um diferencial importante para os negócios. 

Automação e inteligência 

Existe até mesmo uma ferramenta específica para empreendedores, o WhatsApp Business, que permite atender clientes em horários específicos, personalizar mensagens e realizar envio ativo de mensagens de texto e voz, compartilhar arquivos em diferentes formatos e disparar informações para contatos pré-cadastrados. 

O aplicativo permite expor produtos em vitrines virtuais e responder de forma automatizada às demandas mais comuns dos clientes, filtrando as interações que realmente precisam de atendimento pessoal, mais especializado. Possibilita informar aos possíveis clientes informações sobre a empresa, como área de atendimento, endereço completo e horário de funcionamento. 

Possibilita ainda organizar as conversas por grupos, de forma a categorizar os contatos de acordo com o tipo de demanda. Também gera estatísticas, que podem contribuir para as empresas desenvolver ações capazes de melhorar o desempenho no atendimento aos clientes e no desenvolvimento de produtos. 

Mas o WhatsApp gera uma nova demanda ao atendimento, e por isso é preciso realizar um investimento em infraestrutura de atendimento. Para isso, é recomendável utilizar chatbots, para atender às demandas mais comuns. É importante que os robôs sejam desenvolvidos com atenção, considerando o perfil da empresa e as principais demandas dos consumidores.  

Machine learning 

Com 22 anos de experiência no mercado, o Voxline disponibiliza uma solução de assistentes virtuais inteligentes para WhatsApp, que vai muito além do call center, na medida em que permite automatizar o atendimento aos clientes. 

O chatbot responde a perguntas pré-definidas e se utiliza de machine learning para aprimorar as interações, de forma a ampliar a capacidade do atendimento, 24 horas por dia, sete dias por semana, na mesma medida em que reduz custos, mantendo um tom de comunicação humanizado 

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