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R$ 211 bilhões. Este é o tamanho do mercado de franquias no Brasil em 2022. Na comparação com os R$ 185 milhões do ano anterior, este mercado apresentou um crescimento nominal de 14,3%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que projeta para 2023 novo salto da ordem de 9,5% a 12%. A disparada foi acompanhada pelo crescimento expressivo em número de unidades, de redes participantes e da capacidade de gerar empregos diretos.

Na avaliação da ABF, um dos fatores mais importantes para este desempenho é o avanço da digitalização, que viabilizou a instalação de novos canais de venda, em especial o delivery – um ponto que ajuda a explicar também o excelente desempenho das franquias food.

O setor de alimentação como um segmento promissor

Dos 11 segmentos classificados pela entidade, o de alimentação foi o segundo que mais cresceu, 21,5%, resultado da combinação entre a retomada das atividades presenciais e a capacidade destas redes em atender seus consumidores a distância, com agilidade e altos padrões de qualidade.

As expectativas para o futuro permanecem altas, já que as lojas deste ramo se mostraram resilientes e capazes de acompanhar momentos de crise, no atual cenário de intensas transformações no comportamento dos clientes.

Não por acaso, segundo a ABF, o setor é o que soma o maior número de unidades no país. As vantagens de participar do setor de alimentação e food services aderindo ao modelo de franquias são, de fato, importantes. Aderir a uma marca de renome, por exemplo, é útil em momentos em que as pessoas tendem a trabalhar ao menos parte do tempo longe de seus escritórios – e eventualmente, inclusive, longe de suas casas, uma situação em que a confiança em uma rede tem maior peso quando se trata de escolher onde comer.

Além disso, o mercado é amplo; o investimento inicial, na comparação com outros segmentos, é acessível, e a operação pode se apoiar em mão-de-obra local, desde que bem treinada. O importante, se a escolha for por aderir a este setor, é investir na melhor qualidade do atendimento, mantendo coerência na comunicação tanto no presencial quanto no ambiente digital, que abrange desde o contato por WhatsApp até o monitoramento da reputação nas mais diversas redes sociais.

As soluções oferecidas pela Voxline para o setor de franquias food

Com mais de 12 milhões de pedidos recebidos, distribuídos e controlados todos os anos, em todo o Brasil, a Voxline opera os sistemas de delivery de algumas das mais expressivas redes do setor. A empresa participou do ZAMP 2023, um importante evento do segmento, onde apresentou a composição da central de relacionamento que disponibiliza a seus clientes.

Mais do que uma combinação de soluções, a central da Voxline atua como uma one-stop-shop. Ou seja, é um ecossistema completo, que abrange vendas delivery, atendimento ao consumidor institucional e aos parceiros, aos marketplaces e aos entregadores. Também produz serviços de monitoramento de disponibilidade de lojas e produtos, além de controle de pedidos em tempo real.

As propostas de valor da Voxline para o setor incluem ainda monitoramento de mídias sociais, gestão de reputação no Reclame Aqui, interações por WhatsApp e Chat, além das avaliações dos marketplaces de parceiros, utilizando Inteligência Artificial para responder às avaliações dos consumidores, preservando o tom utilizado pela marca em suas comunicações.

Com geoprocessamento aplicado com base na área de atuação de serviços de delivery em 184 cidades, a companhia também contribui para os empreendedores encontrarem a localização ideal para abrir novas lojas, considerando o mercado potencial e ajudando a desenhar a área de atuação mais eficiente para o delivery.

E mais: mantém um Centro de Inteligência Analítica (CIA) que monitora informações em tempo real, de forma a garantir a maior qualidade na prestação dos serviços e no relacionamento com os clientes com base na performance do app de vendas, na eficiência do funcionamento das lojas e na análise de performance de bots, entre outros dados relevantes. Desta forma, a solução garante a detecção de eventuais problemas em todos os pontos de contato, e habilita a aplicação de correções de maneira proativa, reduzindo interações entre os clientes e a Central de Atendimento, evitando assim uma má experiência com a marca.     Clique aqui para saber mais sobre as soluções da Voxline.

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