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De cada 100 consumidores brasileiros, 82 esperam que restaurantes trabalhem com serviço de entregas e 80 gostariam que os canais online e offline dos estabelecimentos estivessem conectados de forma eficiente. A conclusão, apontada no Relatório Varejo 2022, produzido pela consultoria KPMG para a Ayden, dá uma boa ideia do grau elevado de expectativa em relação ao delivery.

Estas empresas contam com o apoio de 4,4 milhões de pessoas que atuam no setor de transporte, armazenagem e correio, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para entregar mais, e cada vez melhor. No caso do delivery de alimentos, o Brasil responde por aproximadamente metade de toda a movimentação da América Latina.

Em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o delivery de alimentos entrou para a rotina de 60% dos brasileiros. O atendimento a distância movimentou naquele ano R$ 35 bilhões, o equivalente a 20% do faturamento total do setor. É um mercado crucial, que pode ser explorado com sucesso, aumentando exponencialmente as vendas das empresas do setor.

Confira cinco estratégias para melhorar o desempenho da sua empresa no relacionamento com consumidor de delivery.

1. Contatos por WhatsApp

O aplicativo está instalado em 99% dos smartphones brasileiros e é um canal de vendas crucial. É possível, utilizando esta ferramenta, reduzir em mais de 30% o tempo médio das interações no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), além de diminuir em 98% o tempo médio de espera.

2. Automação nas respostas

O contato digital permite utilizar ferramentas estratégicas para garantir a automação, seja por WhatsApp, por canal próprio ou por e-commerce e marketplaces para as vendas, além de outras soluções, entre elas a gestão do Reclame Aqui e o monitoramento das mídias sociais e das avaliações dos clientes.

3. Uso de georreferência

Para redes em busca de expansão, é possível aplicar ferramentas de georreferência capazes de fornecer dados que nutrem decisões estratégicas relacionadas à localização, comportamentos e potencial de consumo. Estas informações se mostram um diferencial quando se trata de buscar novos mercados num país continental como o Brasil.

4. Desenho da estratégia de entrega

Os dados gerados pelos clientes podem ajudar as empresas a entender quais os raios de entrega do delivery. Desta forma, elas conseguem atingir o melhor potencial de acordo com o público, alcançando a melhor relação custo-benefício e avaliando melhor que taxas de entrega aplicar ou se vale a pena utilizar motoboys próprios.

5. Gestão de reputação

As ferramentas que permitem mapear e atender mercados também facilitam o monitoramento da repercussão das empresas junto aos clientes. A automação aplicada por equipes especializadas em relacionamento com clientes representa um diferencial competitivo, que melhora a relação com os consumidores precisamente em momentos de insatisfação.

Especialista em clientes e soluções Voxline

Todas estas estratégias já foram adotadas pela Voxline para diferentes corporações de grande porte, atividade de alcance nacional e elevados padrões na prestação de serviços. Beneficiaram as operações de duas das maiores redes de lanchonetes do planeta, por exemplo, assim como uma cadeia de lojas de alimentos que emprega mais de 20 mil pessoas e conta com 320 restaurantes e 14 centrais de produção espalhadas por todo território nacional.

Maior empresa de soluções especializadas em food e health do Brasil, a Voxline tem mais de 40 clientes. É especialista no maior ativo das empresas: o cliente. Em busca do sucesso no atendimento ao consumidor, integra diferentes canais e soluções em uma experiência única e que leva em consideração o perfil de cada empresa. Em foodtech, a Voxline controla, com processos e tecnologia, mais de 12 milhões de pedidos todos os anos.

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