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Os brasileiros estão entre os maiores adeptos de redes sociais do mundo. Conforme um relatório publicado em 2024, em parceria entre We Are Social e Meltwater, passamos 9h13 por dia na internet, um índice superado apenas pelos moradores da África do Sul. As mídias sociais ocupam 3h37 a cada dia, o que coloca o país em terceiro lugar neste ranking global.

Segundo a plataforma de dados Statista, os valores movimentados pelo mercado de publicidade digital mundial devem atingir US$ 740,3 bilhões em 2024. Em 2020, eram US$ 569,6 bilhões. Em 2028, deverão chegar a US$ 965,6 bilhões, quase um trilhão de dólares.

De acordo com o DataReportal, entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil, pela ordem, estão o Whatsapp, com 147 milhões de usuários; o Youtube, com 144 milhões; o Instagram, com 134,6 milhões; o Facebook e seus 111,3 milhões; o TikTok, com 98,59 milhões; o LinkedIn, que chega a 68 milhões; o Facebook Messenger, utilizado por 56,95 milhões; o Pinterest, alvo de 37,14 milhões; o antigo Twitter, atual X, com 22,13 milhões e o Snapchat e seus 6,84 milhões.

Como escolher os canais ideais

Diante desse cenário, fica claro o quanto estar nas redes de relacionamento é fundamental. Mas definir o melhor plano de comunicação, considerando o perfil do público consumidor e a imagem que a marca quer transmitir, é crucial para explorar todas as possibilidades que esta situação oferece, para todas as empresas do setor. Não é uma tarefa simples, mas pode ser cumprida com excelência.

Algumas estratégias podem apoiar a companhia nessa missão. Buscar a combinação mais adequada de redes que garantem o maior sucesso, por exemplo, ajuda bastante. Em outras palavras, não basta criar páginas em todas as plataformas disponíveis, se elas gerarem mais demandas do que retornos.

Entender a composição correta, de acordo com o perfil da organização, os objetivos de curto e longo prazo e as necessidades de seus clientes, é essencial para produzir os melhores resultados, com a melhor relação custo-benefício.

É importante considerar também a importância de criar relações de longa duração: muitas vezes, o cliente pode não comprar depois de ver o primeiro post, mas essa mensagem pode ser decisiva para chamar a atenção para a qualidade dos serviços ofertados, iniciando ali uma relação com a marca.

Levar em consideração as técnicas dos concorrentes também ajuda, tanto quanto programar posts agendados para alcançar diferentes perfis de consumidores, considerando o dia da semana, o período do mês e do ano em que há pico de demanda.

3 dicas para fazer sucesso nas redes sociais

Como um restaurante pode se beneficiar das mídias sociais? Algumas dicas são especialmente válidas para as equipes de comunicação e atendimento das companhias especializadas no setor de Food.

1. Programe os posts:

Se os clientes procuram os serviços nos fins da tarde, criar uma estratégia de comunicação, considerando estes horários de maior demanda, faz toda a diferença para o setor de vendas. Posts mais conceituais, publicados em outros horários, podem reforçar a imagem da marca e facilitar a busca nos momentos de grande procura.

2. Cuidado com a produção:

A transparência é primordial nas redes sociais. Produzir demais as fotos dos alimentos pode levar o consumidor a se sentir enganado ao ver o produto real. Além disso, cumprir prazos de entrega, sem prometer maior agilidade do que o possível, também é importante para evitar posts negativos.

3. Atenção às críticas:

Com foco nas redes sociais mais adequadas para o público-alvo, fica possível garantir que os posts sejam monitorados e respondidos, tanto quanto os comentários em outros canais, como o iFood e o Reclame Aqui. Garantir que cada comentário seja respondido satisfatoriamente ajuda a fortalecer a reputação da marca.

Voxline é referência no setor

Uma rede de restaurantes desejava mudar seu status no Reclame Aqui. Procurou a Voxline para implementar ações capazes de aumentar o número de questionamentos solucionados, elevar a nota do consumidor e ampliar o total que voltaria a comprar. Um ano depois, os objetivos haviam sido alcançados, com 97,7% de reclamações respondidas, índice de solução de 93,5% e avaliação com nota de 8,74.

Com mais de 700 milhões de transações de delivery em seus canais e acima de 2,5 milhões de interações ao longo de mais de 20 anos de trajetória, a Voxline tem um número superior a 40 clientes, que incluem algumas das maiores redes de fast food do país. É a maior operadora de atendimento de entregas do Brasil, especialista em multicanal e omnichannel.

Trata-se, portanto, de um parceiro preparado para levar as empresas a darem um salto na qualidade da interação com os clientes nas redes sociais. Sua atuação no mercado é tão relevante que leva a companhia a participar dos maiores e mais importantes eventos do segmento.

Um deles é o Congresso Nacional Abrasel, o maior encontro de conhecimento e inteligência do setor da alimentação fora do lar. Em sua 36ª edição, o evento debateu o quanto a Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa para impulsionar o resultado de bares e restaurantes. O outro, o Jota Summit, é o maior evento de food e delivery do Brasil, com a participação de mais de 1.500 donos de restaurantes.

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