X

Nada menos do que 82,8% dos brasileiros consomem jogos digitais, sendo que 49,4% destas pessoas têm entre 30 e 34 anos e 44,4% representam a classe média. As conclusões da edição mais recente da Pesquisa Game Brasil (PGB), realizada pelo Sioux Group e Go Gamers, indicam que a prática vem crescendo de forma exponencial ao longo dos últimos anos, especialmente depois da pandemia.

Os dados confirmam também que games não são mais produtos voltados exclusivamente para crianças, que a lógica dessas atividades vai além da recreação e é compreendida por uma parcela expressiva da população em idade economicamente ativa. De fato, mais pessoas têm recorrido aos produtos dessa indústria, que, em termos globais, desde 2018 apresenta, todos os anos, um faturamento global maior do que o cinema e a música, somados.

Com base nas pesquisas acadêmicas realizadas nos últimos anos, ficou claro que, quando utilizados com moderação, os games podem trazer benefícios, como melhora da memória, aumento da capacidade de concentração, aprimoramento do raciocínio e maior coordenação motora e capacidade de localização.

Existe, portanto, um fenômeno social importante acontecendo neste momento: os jogos se tornaram parte da rotina de boa parte da população, que entende a dinâmica marcada por esforço e recompensa, que leva a superar etapas cada vez mais desafiadoras. O ambiente empresarial entendeu esse contexto e tem colocado em prática a chamada gamificação.

O que é gamificação?

O nome se aplica a toda prática que utiliza a lógica dos jogos em outros contextos. Trata-se de uma estratégia eficiente para motivar e engajar os colaboradores, valorizando suas conquistas e privilegiando o aprendizado de novas técnicas e soluções capazes de impulsionar a carreira e o desempenho da própria equipe de profissionais.

Nos últimos anos, na medida em que os videogames passaram a ser valorizados como modos de fortalecer a cognição, a técnica vem sendo aplicada em diferentes mercados. Na educação, por exemplo, tem se mostrado valiosa para apoiar o aprendizado, com recompensas de acordo com a evolução dos jovens.

No varejo, ou mesmo no sistema financeiro, ferramentas de pontos e cashback também seguem essa lógica, na medida em que incentivam a participação dos clientes de maneira mais proativa e eles acabam sendo beneficiados em consequência. Em empresas de todos os ramos de atuação, a gamificação também é válida para o treinamento de novos colaboradores e a capacitação dos atuais.

Além de ampliar o engajamento, a prática é útil para melhorar o desempenho dos trabalhadores, criando uma experiência corporativa mais positiva, com ganhos para a companhia e para os profissionais.

As vantagens da gamificação no atendimento

A estratégia pode ser utilizada de dois jeitos, diferentes e complementares. Um deles se refere aos colaboradores, que passam a contar com programas de treinamento interessantes e dinâmicos e a serem incentivados a contribuir com sugestões de melhorias na rotina profissional, no caso, o atendimento de excelência.

O outro está na própria experiência do cliente. Quando o consumidor é convidado a participar de ações gamificadas, ele tende a reforçar seu senso de comunidade com a marca e com os demais clientes.

A oferta de pesquisas de satisfação e de avaliação de cada contato, por exemplo, pode se tornar mais atrativa para os participantes, que assim, passam a compartilhar mais informações relevantes a respeito da qualidade do serviço prestado.

Muitas vezes, o termo “gamificação” nem precisa ser formalmente aplicado na rotina das áreas de atendimento. Mas a dinâmica dos jogos já influencia a rotina das equipes e dos consumidores, de forma sutil e eficiente, com grandes benefícios tanto para as marcas quanto para as pessoas.

Afinal, quando se sentem participantes de um movimento mais amplo, que recompensa e engaja, tanto os profissionais quanto os clientes tendem a experimentar um grau maior de adesão e satisfação, com aumento, inclusive, da fidelidade, um diferencial importante, tanto para os consumidores quanto dentro das empresas.

Afinal, no caso dos colaboradores, a retenção de talentos representa atualmente um grande desafio.

Com a Vox, a jornada do cliente é impulsionada

Colocar o cliente no centro de todas as estratégias faz parte do DNA da Vox, uma empresa dedicada a pensar diferente, inovar e levar o relacionamento das marcas com as pessoas a um patamar mais elevado, alavancando os negócios. Como resultado de mais de 20 anos de história, a empresa monitora todas as principais tendências de mercado, inclusive a respeito das novas dinâmicas de interação.

Com mais de 40 clientes, especialista no segmento Health, líder em Food e maior operadora de atendimento de delivery do Brasil, a Vox conta com profissionais experientes, habilitados para liderar estratégias multicanal e omnichannel e capacitados para entregar o melhor relacionamento entre pessoas e marcas.

Com qualidade reconhecida com certificações de parceiros relevantes, como Microsoft e Meta, e mais de 90 premiações conquistadas ao longo de sua história, a Vox entrega know-how e tecnologia, um conjunto que permite proporcionar aos consumidores as melhores experiências.

Clique aqui para falar com um especialista Vox.

Voltar para o
BLOG