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A cada dia que passa, mais pessoas no mundo acessam o ambiente de consumo – o que significa, segundo a consultoria PwC, que elas gastam US$ 12 ou mais por dia. Em 2024, quatro bilhões de seres humanos se enquadravam nesta categoria e a perspectiva é chegar a 5 bilhões até 2031. Este fenômeno demográfico e econômico indica que as empresas tendem a se fortalecer no futuro próximo, especialmente, aquelas que consolidam uma relação de longo prazo com seus clientes.

Por outro lado, as exigências dos consumidores têm se tornado elevadas. Mais do que nunca, a confiança se tornou palavra-chave para o sucesso, em todos os mercados globais, inclusive no Brasil. A consultoria apontou essas conclusões em uma pesquisa global, que coletou as opiniões de mais de 20 mil compradores em 31 países sobre os mais variados assuntos.  

6 Estratégias para crescer

Os entrevistados apontam que esperam muito das empresas. Por outro lado, estão dispostos a recompensá-las com uma relação de longo prazo. Como alcançar este objetivo? Atendendo a seis aspectos cruciais para garantir o melhor desempenho na construção de uma relação longeva entre marcas e clientes.

1. Fortaleça laços com consumidores preocupados com o meio ambiente:


Os brasileiros são especialmente preocupados com esta questão, 94% dos entrevistados do país dizem que já sentem as mudanças climáticas na rotina. E 47% dizem que estão consumindo produtos sustentáveis, em busca de reduzir seu impacto pessoal. As respostas estão acima da média global, de 85% e 46%, respectivamente.

2. Crie e promova um portfólio de produtos com foco na alimentação mais sustentável:

O levantamento indica que as preocupações com as emissões e o uso de recursos ainda não envolvem mudanças na alimentação, ao menos não para a maior parte das pessoas, apenas 19% dos consumidores no Brasil e no mundo consideram as implicações ambientais de suas escolhas alimentares. Mas a tendência é de valorização desse aspecto no longo prazo.

3. Encontre equilíbrio no uso de mídias sociais:

essas plataformas são cruciais para vendas e engajamento, 49% dos brasileiros dizem comprar produtos diretamente pelas mídias sociais, mas é preciso manter o foco nas preocupações dos consumidores com a credibilidade dos conteúdos. Este desafio se aplica às equipes de comunicação, que geram as mensagens, mas também na ponta do atendimento ao consumidor, para garantir que ele seja amparado em caso de dúvidas.

4. Estabeleça processos que garantam a segurança dos dados:


Na mesma medida em que são adeptos de novas tecnologias e plataformas de vendas online, os brasileiros são muito exigentes em relação à segurança, 90% dizem que a proteção de seus dados pessoais é um dos fatores mais cruciais para que as empresas conquistem confiança, contra 83% da média global. E 86% (na comparação com 80% no mundo) exigem garantias de que suas informações pessoais não serão compartilhadas sem autorização.

5. Gerencie prioridades conflitantes em uma economia inflacionária:

Num cenário internacional marcado por turbulências e pressões sobre os preços, comunicar reajustes da forma mais clara é importante. Afinal, após aceitarem os aumentos durante a pandemia de Covid-19, os consumidores mostram pouca tolerância a novas altas nos valores dos produtos e serviços que consomem. E muitos estão diante da perspectiva de ampliar a porção de sua renda dedicada a comprar alimentos, o que gera um desafio importante para o setor de Food.

6. Incorpore a IA, porém mantenha o elemento humano:

Mais da metade dos consumidores confia na Inteligência Artificial generativa para tarefas simples, como agregar informações sobre produtos ou fornecer recomendações. No entanto, eles estão menos confiantes em seu uso para serviços mais pessoais e arriscados, como assistência à saúde. Em outras palavras, a tecnologia é promissora e disruptiva, mas sua adoção precisa ser cuidadosa e ancorada por uma curadoria e um atendimento humanizado.

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O resultado é o crescimento na receita, provocado pela fluidez nos contatos, que inclui o momento do pós-atendimento. Afinal, quando os feedbacks são ouvidos e respondidos com atenção e transparência, a relação com o cliente costuma ser fortalecida. Assim, com o apoio da Vox, as empresas de diferentes setores de atuação, em especial, Food, Health e Varejo, tendem a conquistar a confiança dos consumidores.

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