O papel do Sistema Imunológico Digital e outras abordagens para aumentar a segurança e a vantagem competitiva
Sistema imunológico digital, estruturas do setor na nuvem, observação aplicada, engenharia de plataforma, realização do valor do wireless, superapps, gestão de confiança, risco e segurança de IA (AI TRiSM), Inteligência Artificial adaptativa e metaverso. Piscamos e um novo ciclo comercial chegou, trazendo consigo novas análises de mercado e expectativas para o setor da tecnologia, como os 10 itens acima, que fazem parte das tendências 2023 apontadas pelo relatório Gartner.
O que é o Sistema Imunológico Digital e como ele aumenta a segurança e resiliência dos sistema
Primeiro de tudo é preciso entender o que essas diretrizes significam. Um Sistema Imunológico digital, por exemplo, combina, segundo o estudo, práticas e tecnologias de observação, teste aumentado com inteligência artificial (IA), engenharia do caos e de confiabilidade de sites, correção automática e segurança da cadeia de suprimentos de software para aumentar a resiliência de produtos, serviços e sistemas. Em termos práticos, passa pela segurança dos aplicativos, maiores testes em Inteligência Artificial e correções automáticas. Em 2025, de acordo com a publicação, organizações que investirem na criação de imunidade digital aumentarão a satisfação do cliente, reduzindo o tempo de inatividade em 80%.
Como a observação aplicada pode melhorar a tomada de decisão nas empresas
Por outro lado, a observação aplicada representa a análise direcionada e integrada das funções de negócios, equipes de infraestrutura e operações. Em 2026, de acordo com o relatório, 70% das organizações que aplicarem a observação levarão menos tempo na tomada de decisões, trazendo vantagens competitivas para as empresas. Já a engenharia de plataforma é a capacidade de reunir recursos e processos em pacotes para consumo fácil pelos usuários finais, como o autoatendimento.
Mas como as instituições podem se adaptar para começar 2023 com tudo isso em dia? A partir da criação de bases seguras que aceleram o protagonismo digital e são capazes tanto de proteger quanto de ampliar a marca. Outro caminho é iniciar redes de atuação dentro das empresas, as chamadas comunidades dedicadas de prática (Communities of Practice, CoPs) a fim de que os aprendizados mapeados sejam partilhados e os insights aprimorem as próprias IA’s.
Importância da estratégia de segurança e inovação para manter-se competitivo no mercado de tecnologia
Nenhuma previsão para os próximos anos, porém, é capaz de ajudar quem não tem estratégia ou familiaridade com a cibersegurança, por isso a dica é sempre unir conhecimento e ação, identificando quais tecnologias serão relevantes, sem precisar utilizá-las todas de uma vez. Já falamos sobre isso aqui no blog: inteligência de dados não é excesso de informação. A dica é definir a meta empresarial e ver o match entre as tendências de tecnologia.
Como esses indicadores se relacionam com os serviços oferecidos pelas empresas? Para a otimização dos sistemas de TI o caminho passa pelo sistema imunológico digital, observação aplicada e Inteligência artificial. Já quando o assunto são as tendências para aumentar a produtividade acelerando as entregas dos produtos, o processo envolve cloud, ou seja, soluções em nuvem, engenharia de plataforma e realização do valor do wireless. Manter um novo ciclo comercial inovador pede, é claro, que se materializem novidades. É aí que entram, por exemplo, a conexão com os superapps, a inteligência artificial adaptativa e o metaverso. Em 2027, ainda segundo a previsão Gartner, mais de 50% da população global será formada por usuários ativos diários de vários superapps.
Já quando o assunto é Inteligência Artificial, em 2026, o estudo revela que as organizações que operacionalizarem a transparência, confiança e a segurança de IA melhorarão em 50% os resultados empresariais.
Como a Voxline pode ajudar
A Voxline atua com suporte especializado e consultoria de experiência do consumidor, entregando uma jornada completa em múltiplos canais digitais: do atendimento inteligente, suporte para plataformas digitais, interações por WhatsApp e aplicativos ao mapeamento de mídias sociais. De forma ágil, integrada e que combina o melhor da automação com o relacionamento diferenciado, leva a atuação das marcas ao nível que os consumidores exigem.Para falar com um especialista Voxline, clique aqui.