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Investir em tecnologia é crucial para qualquer empresa, de todos os portes e setores da economia. Em 2025, na previsão da consultoria norte-americana Gartner, os investimentos em transformação digital vão crescer 6,6% entre as companhias brasileiras. As prioridades incluem Inteligência Artificial (IA), segurança cibernética e análise de dados.

A capacidade de reunir, filtrar e analisar informações está, inclusive, na base do sucesso das outras duas ações. Por isso mesmo, as áreas de TI têm priorizado o foco em Big Data e Analytics, como apontam dados levantados pela consultoria Mordor Intelligence, que indicam que este mercado deve saltar no Brasil, de US$ 3,41 milhões em 2024, para R$ 5,53 milhões em 2029, resultado de uma taxa de crescimento anual composto de 10,12%.

A qualidade da gestão das informações geradas pela própria companhia, pelo setor em que ela atua e por seus clientes é resultado direto do grau de maturidade digital alcançada ao longo dos anos. Nesse contexto, algumas métricas são muito importantes, porque apontam o quanto já avançou, e em que direções é possível continuar evoluindo, em diferentes áreas.

Conheça 4 indicadores de sucesso

1. Desempenho financeiro

A longevidade de uma organização está diretamente ligada a seus resultados em diferentes frentes: receita, lucro líquido, margem bruta, fluxo de caixa, custos fixos e variáveis, retorno sobre o investimento e retorno sobre o patrimônio líquido. Entre empresas de menor porte, principalmente, é muito comum que estes conceitos não sejam bem compreendidos, o que pode levar a potenciais situações de crise. Por outro lado, com o acesso a dados qualificados em cada um desses indicadores, fica mais fácil acompanhar o retrato de momento de forma mais precisa e, assim, planejar melhor ações para o futuro, como cortes de gastos ou investimentos em ampliações.

2. Eficiência dos processos

Existem muitas formas de avaliar se a produção e a distribuição são as mais eficientes possíveis, ou se há desperdício de recursos, incluindo o tempo dos profissionais. Indicadores de capacidade, por exemplo, avaliam o total de itens produzidos em um determinado período. Quando esta quantidade é medida de acordo com cada time de colaboradores, torna-se viável comparar taxas de produtividade. É recomendável ainda medir a qualidade, avaliando se há falhas ou perda de material.

3. Qualidade do atendimento

Tempo médio de atendimento, tempo médio de espera, tempo de resposta inicial, taxa de abandono, taxa média de retenção de clientes… As interações com os consumidores, sejam elas ativas ou receptivas, podem – e devem – gerar uma série de dados que ajudam a melhorar a qualidade do serviço. Os chamados Key Performance Indicators, ou KPIs, são fundamentais para garantir que as equipes dedicadas ao relacionamento com as marcas evoluam diariamente. Além disso, as informações fornecidas podem ajudar a rever processos e a melhorar produtos e serviços. Por exemplo, se muitas pessoas de uma mesma região atendida reclamam de demora      nas entregas, é sinal de que existe um problema a ser atacado.

4. Reputação em sites e redes sociais

No cenário atual, todo cliente é um criador de conteúdo. Toda vez que ele avalia um atendimento, um produto ou um serviço, ele está influenciando outras pessoas. De acordo com a consultoria Nielsen, 92% das pessoas confiam mais em recomendações de amigos e familiares do que em publicidade e 7 em cada 10 acreditam nas avaliações postadas online de consumidores que eles não conhecem pessoalmente. Medir a satisfação com as marcas é, portanto, uma ferramenta estratégica de avaliação da reputação. Além de monitorar comentários postados nas redes sociais oficiais da companhia, também é fundamental medir o desempenho em outras plataformas externas, como o Reclame Aqui. E, é claro, responder às avaliações, sejam elas positivas ou negativas.

A Vox gera insights

Toda comunicação entre marcas e seus clientes gera dados, seja por aplicativos, em especial o WhatsApp, ou por canais de voz. A capacidade de fazer a análise destas informações diferencia o atendimento, com base em insights relevantes para os negócios.

É possível, inclusive, identificar pontos de melhoria nos produtos e serviços oferecidos ou em diferentes aspectos da rotina da empresa, incluindo eventuais dificuldades no delivery. Esse aspecto da gestão de dados é potencializado quando uma companhia especializada em relacionamento com os consumidores analisa as avaliações publicadas no Reclame Aqui, nas redes sociais e em aplicativos dedicados, como o iFood, no caso do setor de alimentação.

A Vox está bem posicionada para entregar estes diferenciais. Concilia tecnologia e atendimento pessoal qualificado e experiente, com o suporte de um hub de inovação especializado, que desenvolve soluções capazes de dar resultados em consultoria digital.

A Célula de Inteligência Analítica da companhia, que atende uma das maiores redes de fast food do Brasil, fica à disposição dos empreendedores. Assim, é possível focar no core business do negócio, contar com um atendimento terceirizado especialista em relacionamento – e ainda receber insights relevantes para a organização, extraídos e depurados diretamente das informações prestadas pelos próprios consumidores.

Para falar com um especialista Vox, clique aqui.

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