É comum pensarmos que tecnologia e atendimento humanizado são termos excludentes, mas a verdade é que os avanços tecnológicos trouxeram muitos benefícios para melhorar a experiência do cliente, inclusive no setor de saúde. E isso pode ocorrer de várias maneiras.
Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que queremos dizer quando falamos em atendimento humanizado na saúde. Trata-se de um olhar atento e cuidadoso para o paciente, que respeite a sua condição e crie um elo de confiança e acolhimento, com equilíbrio entre o tratamento técnico e o relacionamento construído.
Neste artigo, vamos ver como a tecnologia pode colaborar para a implantação desse atendimento humanizado tão essencial na saúde. Acompanhe!
Benefícios do atendimento humanizado
Como mencionamos acima, no tratamento humanizado, o paciente é sempre percebido e tratado como indivíduo, uma pessoa com personalidade e necessidades particulares. O profissional de saúde, que pode ser o médico ou outro profissional da área, deve estabelecer um diálogo com esse paciente em todos os pontos de contato, desde o momento da investigação sobre a doença até a prescrição e aplicação do tratamento ou procedimento.
Em resumo, entende-se que há atendimento humanizado quando:
- o tratamento é individualizado, ou seja, considera a pessoa como um todo e não a classifica de maneira generalista em função do seu diagnóstico ou quadro geral;
- o cuidado é realizado com empatia, atenção e acolhimento integral ao paciente e sua família/ acompanhante;
- existe uma escuta atenta, com a presença de um olhar sensível para as questões humanas.
- há respeito a intimidade e as diferenças;
- o atendimento transmite confiança, segurança e apoio.
Uso da tecnologia no atendimento humanizado
A tecnologia é capaz de automatizar processos, trabalhar novos modelos de gestão e implantar uma cultura de inovação, além de garantir mais agilidade no atendimento e mais segurança para profissionais e público.
Um exemplo de como a tecnologia pode contribuir para o setor de saúde é o uso da telemedicina que, de acordo com dados da Saúde Digital Brasil, permitiu que mais de 7,5 milhões de atendimentos fossem realizados entre 2020 e 2021. A novidade foi aprovada pelo público: um outro levantamento revelou que mais de 70% dos pacientes que passaram por consulta online consideram a experiência positiva.
Mas, para além da telemedicina, como a tecnologia pode contribuir para a promoção da saúde e, especificamente, do atendimento humanizado? Separamos 5 formas. Confira!
1. melhorar a experiência do usuário: o uso da tecnologia ajuda a fazer diagnósticos mais precisos e a entender a real necessidade de cada cliente, o que permite prover um serviço mais humano, personalizado e único;
2. aumentar a eficiência do atendimento: a tecnologia possibilita prestar um atendimento mais efetivo, antevendo possíveis situações e impedindo que elas cheguem a acontecer;
3. prover atendimento customizado: contar com um sistema que não apenas armazene os dados dos clientes, mas gere relatórios que transformem esses dados em informações relevantes pode fazer toda a diferença. Dessa forma, é possível entender a condição específica daquele paciente;
4. melhorar a performance do negócio: a tecnologia permite entender melhor o comportamento do usuário, o que não apenas melhora a experiência dele como agiliza a execução de tarefas e o aproveitamento de dados de relatórios de maneira muito mais objetiva e organizada. Isso significa reduzir custos com ações desnecessárias, aumentar a produtividade e melhorar a performance para o negócio.
5. apostar no omnichannel: a empresa tem que estar onde o cliente está. Investir em uma comunicação omnichannel, na qual o usuário escolhe o canal de interação de sua preferência, gera comodidade e conveniência para o cliente e faz com que se ele se sinta mais informado e fortalecido, e o processo torna-se mais fácil e ágil.
Assim, a tecnologia não é uma adversária do atendimento humanizado, mas um conjunto de ferramentas excepcionais que permite melhorar, ampliar e democratizar a humanização do atendimento. Nesse contexto, fica mais evidente a necessidade do preparo adequado de médicos e demais profissionais da área para lidar com avanços tecnológicos e científicos sem deixar de oferecer um atendimento humanizado a seus pacientes.
Como a Voxline pode ajudar
A Voxline conta com uma unidade de atendimento focada no ramo da saúde que, por meio de profissionais especializados da área da saúde, cria relacionamentos pessoais e informativos com os seus clientes
A excelência dos serviços Voxline vem da absorção instantânea de novas tecnologias, da mais avançada gestão de recursos humanos e da capacidade única de domínio sobre o desenho, mapeamento e aplicação dos processos.
Esses diferenciais permitem implementar novos processos rapidamente e levam a altos índices de sucesso. Os indicadores de satisfação entre os consumidores do Voxline estão acima de 97%, e a empresa tem um dos mais consistentes índices de resolução na primeira chamada do mercado, além de ter sido eleitos por duas décadas a melhor empresa de contact center da década pela publicação especializada Consumidor Moderno.
Por meio do SAC 4.0, a Voxline transforma o atendimento da sua empresa em uma experiência única, com um contact center capaz de integrar toda a operação de relacionamento com clientes e parceiros, fornecendo tecnologia e suporte para decisões estratégicas por meio de um BI (Business Intelligence).
Assim, vimos que a tecnologia é, na verdade, uma grande aliada do atendimento humanizado no setor de saúde. Pelo lado do paciente, ela permite ter acesso a informações mais precisas e completas, fazendo com que o profissional de saúde tenha mais condições de fazer um diagnóstico correto e prescrever o tratamento mais adequado. Além disso, elimina burocracias, o que reduz o tempo que o paciente levaria para ser atendido, além de melhorar a eficiência operacional da clínica ou do hospital.
O uso da tecnologia na medicina traz muitos benefícios para os cidadãos, promovendo tanto inovações em tratamentos quanto uma maior democratização do acesso à saúde, como vimos no caso da telemedicina. Oferecer um atendimento humanizado em todos os pontos de contato permite acolher melhor o paciente e aumentar a sua satisfação geral.
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