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Aumento de US$ 18,47 bilhões, em 2024, para US$ 25,92 bilhões, em 2029, resultado de uma taxa de crescimento anual composta de 6,73%. Esta é a perspectiva da consultoria Mordor Intelligence para o Foodservice do Brasil no futuro próximo. A empresa analisa o setor considerando diferentes perfis por tipo de oferta, e considera que os restaurantes de serviço rápido são os que lideram esse movimento de expansão.

A análise da consultoria aponta: “Os restaurantes de serviço rápido representaram uma grande quota de mercado, registrando um crescimento de 27,41% desde a pandemia de 2020 a 2022. Cerca de 48% da população consome fast food pelo menos uma vez por semana”. Esse mercado atrai a atenção das empresas de delivery, que estão promovendo uma série de grandes mudanças na abordagem e nos investimentos, incluindo a chegada e o retorno de novos players.

No Brasil, em 2024, o delivery faturou US$ 21 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Foram abertas 148.232 novas empresas no segmento entre novembro de 2023 e novembro de 2024, enquanto a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) anunciou recentemente um esforço para realizar investimentos da ordem de R$ 120 bilhões, entre 2024 e 2026.

A expectativa de crescimento, baseada principalmente nas empresas de serviço rápido, gera uma série de oportunidades para os empreendedores atuais e aqueles dispostos a explorar este setor, que se mostra atrativo inclusive para o modelo de franquias. Mas como aproveitar o melhor desse novo momento, que também tende a atrair um novo grau de competitividade?

3 estratégias práticas para se destacar no mercado de foodservice

Existem formas de aprimorar os serviços e diferenciar uma empresa de Foodservice. Conheça algumas ações que podem apoiar a busca por sucesso neste mercado tão promissor.

1. Foco na qualidade

Os restaurantes de comida rápida, baseados em delivery ou entregas ágeis em locais como shoppings, são especialmente pressionados pelos prazos, afinal, o cliente espera e cobra agilidade. Por isso mesmo, é preciso desenvolver e implementar processos bem definidos, que garantam a maior eficiência, com qualidade. Ingredientes frescos e um cardápio eficiente fazem a diferença, assim como o treinamento competente dos colaboradores. A gestão de estoque também é importante, já que todas as opções oferecidas precisam estar disponíveis, mesmo em locais de espaço reduzido.

2. Atenção ao ambiente digital

Além do delivery, existem diferentes maneiras de vender alimentos rápidos, incluindo os pedidos à distância, retirados no local. E a variedade de aplicativos disponíveis tende a aumentar no Brasil no curto prazo, além da possibilidade de vender por WhatsApp ou por sites próprios. Conhecer todas as opções, saber quais têm maior aderência junto ao público de cada região e monitorar todas as mudanças de tendências e comportamentos faz toda a diferença para o sucesso, já que o ambiente digital é muito dinâmico e crucial para os melhores resultados nas vendas, ao menor custo.

3. Experiência do cliente com excelência

A amplitude de possibilidades para o setor abre uma série de desafios e  oportunidades. Para entregar o melhor desempenho, ao longo de toda a jornada do cliente, o atendimento ao consumidor é cada dia mais fundamental. Equipes ágeis e bem-preparadas podem contar com o apoio da tecnologia, já que a automação pode potencializar o desempenho e zelar pelo atendimento das demandas mais corriqueiras. Com uma equipe de relacionamento qualificada, ou um parceiro qualificado, torna-se possível ir além da interação durante a jornada de compra, além de garantir a maior qualidade no pós-venda.

Inteligência Artificial na prática: como a IA está revolucionando o foodservice

Diante desse cenário, a Inteligência Artificial (IA) vem exercendo um papel crucial para a evolução do setor de Food. A tecnologia é das mais apropriadas para proporcionar ganhos em escala, com eficiência, em toda a jornada de consumo, especialmente no atendimento. A Vox surgiu precisamente para atender a esse setor, há mais de duas décadas, e segue entregando uma combinação de soluções consistentes para as empresas do ramo, agora também para outras áreas da economia, como Health – uma área da economia atendida há muitos anos pela empresa, que consolidou sua experiência com base no convívio com uma ampla carteira de clientes.

A empresa entrega para a área uma solução de venda conversacional por WhatsApp, o CanarIA, que se utiliza da tecnologia para entender pedidos como “quero duas pizzas grandes e um refrigerante de dois litros”. É capaz de finalizar a compra na própria conversa, com alto grau de resolutividade.

Com outra ferramenta, a Feedback360, transforma reclamações em oportunidades, com uma IA que analisa, classifica, responde e tabula comentários em marketplaces, com análise de sentimento automatizada, resposta direcionada e tabulação para melhoria contínua.

Assim, a Vox atualiza as opções disponíveis para seus clientes ao fornecer uma combinação de produtos que incluem central de vendas delivery; atendimento ao consumidor institucional; atendimento a lojistas e franqueados, parceiros de marketplace e entregadores; desenvolvimento de soluções de delivery app, marketplace e logística; monitoramento da disponibilidade de produtos e lojas; e controle do fluxo de pedidos. Dessa forma, com qualidade e escalabilidade, apoia as empresas a seguir crescendo junto com o bom momento do setor.

Saiba mais sobre o delivery por WhatsApp da Vox aqui.

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