É fácil pensar no sucesso empresarial como uma conquista individual. Por muitas décadas, com base, inclusive, em filmes e livros, consolidou-se o mito de que uma empresa, uma grande ideia ou um produto revolucionário dominam o mercado sozinhos e mudam a história, muitas vezes baseados na personalidade de um único líder ou fundador.
A verdade é diferente: as conquistas corporativas mais significativas acontecem quando as empresas unem forças. O poder das parcerias nos negócios vai além do networking, o importante é encontrar as pessoas, marcas ou organizações certas para construir algo maior do que um empreendedor construiria sozinho.
A análise é do IE New York College (IENYC), que aponta que este não é um fenômeno recente, ainda que, no século 20, tenham se firmado as lendas a respeito de empreendedores solitários e geniais. Em geral, eles construíram impérios com o suporte de colaboradores, parceiros e fornecedores. Na atualidade, esta é uma realidade ainda mais importante, pois não se faz nada sozinho.
O estudo avança: “Não importa o quão talentosa ou bem financiada uma empresa seja, ela não pode fazer tudo de forma independente. Empresas que tentam seguir carreira solo frequentemente encontram obstáculos, seja pela falta de expertise, alcance limitado de mercado ou alto custo de escala”.
Por outro lado, parcerias resolvem esses desafios permitindo que as corporações combinem forças. “Uma pequena empresa com um produto brilhante, mas sem rede de distribuição, pode colaborar com um varejista maior”, exemplifica. “Uma startup de tecnologia com expertise em Inteligência Artificial (IA) pode fazer parceria com um provedor de saúde estabelecido para aprimorar o atendimento ao paciente. O segredo é encontrar a combinação certa, que reúna habilidades complementares e objetivos compartilhados”.
Neste sentido, as ações conjuntas não se limitam a dividir recursos ou expandir o alcance das organizações envolvidas, elas podem remodelar setores inteiros. “Quando duas empresas combinam seus pontos fortes, podem desafiar modelos de negócios ultrapassados, definir novas tendências de mercado e criar produtos ou serviços que redefinem as expectativas dos clientes”, afirma a análise.
O contact center é estratégico
É neste contexto que os contact centers se mostram estratégicos para conectar empresas diferentes entre si. O relacionamento de qualidade gera eficiência para todo o ecossistema, além de fortalecer alianças capazes de entregar os melhores resultados para os clientes finais, mesmo que eles nem sequer percebam o tamanho da rede de alianças necessárias para disponibilizar os melhores produtos e serviços, ao melhor preço, com a máxima eficiência.
Os ganhos podem ser compartilhados por todos os envolvidos. Incluem aumento na fidelização de cada uma das marcas, de acordo com sua capacidade de construir relacionamentos, e passam pela melhoria na reputação e no potencial, inclusive, de alcançar vendas cruzadas, que levam à busca de outros produtos e soluções dos parceiros.
Neste contexto, uma das conexões mais estratégicas, capaz de ligar as pontas entre diferentes frentes, é aquela que gera relacionamento entre organizações, com estratégias ativas e receptivas, tratativas com base em diferentes pontos de contato e profissionais especialistas dedicados às demandas específicas de um setor, no caso de Health, por exemplo, nutricionistas, veterinários e farmacêuticos, bilíngues ou até mesmo trilíngues. É esta a proposta de valor da Vox para o mercado.
Terceirização com qualidade e inteligência
A equipe de especialistas em atendimento multicanal da Vox está preparada para contribuir para seus mais de 40 clientes avançarem na capacidade de integrar e conectar parceiros. Com soluções customizadas e conectadas entre si, compartilha seus mais de 20 anos de trajetória gerando valor entre marcas e pessoas.
Trata-se da maior empresa de atendimento especializado em Food e Health do Brasil, com experiência vasta em Business Process Outsourcing (BPO), ou Terceirização de Processos de Negócio. Ao contemplar canais, serviços e inteligência, otimiza as atividades dos times, com ganhos para a produtividade. No longo prazo, reduz custos e fortalece a conexão entre diferentes áreas internas, e da companhia com seus fornecedores e parceiros.
O portfólio da Vox inclui operações de relacionamento via SAC Digital, atendimento em plataforma omnichannel, televendas e mídias sociais, bot de assistente virtual inteligente (AVI), gerenciamento de tratativas e avaliações negativas em diversas plataformas, como Reclame Aqui e mídias sociais, estratégias para delivery por meio de geoprocessamento, atendimento extenso e técnico de acordo com o nicho, integração por robotização de processos (RPA) e terceirização de infraestrutura.
A Vox também desenvolveu um conjunto de soluções de Inteligência Artificial (IA), capazes de atender às mais variadas demandas. Somadas e integradas à necessidade de cada empresa, proporcionam escalabilidade progressiva, em diferentes etapas: primeiro, uma dor urgente é automatizada; depois, a implementação é distribuída para outros canais; e, por fim, toda a jornada se torna mais ágil e inteligente, à medida que os dados gerados alimentam a ferramenta, que se torna ainda mais precisa.
Os aprendizados de máquina também impulsionam os negócios com insights relevantes a respeito da própria companhia, seus parceiros e os concorrentes.