Quando se trata de delivery de alimentos, o WhatsApp é fator chave para o sucesso. Ele representa 26% do faturamento em alimentação fora de casa, segundo um levantamento realizado junto a 2.176 donos de estabelecimentos do setor pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E tem penetração de 63% nos serviços de entregas, em respostas múltiplas.
É menos do que os aplicativos e marketplaces, que se mantêm no topo da preferência, com 78% de utilização e 54% do faturamento. Mas é a opção mais procurada para garantir um serviço próprio de atendimento: o contato por telefone é utilizado por apenas 41% do total de casas, ainda um pouco acima dos 39% que investem em aplicativos ou sites próprios.
Acesso direto aos clientes pelo WhatsApp
Em outras palavras, o aplicativo mais popular do país representa a melhor alternativa para realizar o contato com os clientes fora dos aplicativos e marketplaces – que, é claro, se mantêm fundamentais. Através dele é possível instaurar toda a jornada de relacionamento, desde a primeira conversa até o pagamento. Também aceita a implementação de soluções envolvendo Inteligência Artificial (IA): a pesquisa da Abrasel aponta que 38% dos empreendedores já utilizam algum nível de automação.
Depois de responder por 50% de todas as vendas, no auge das restrições sanitárias impostas pela pandemia, o delivery vem alcançando um pouco de equilíbrio. A associação aponta que hoje é utilizado por 30% das vendas. É um percentual ainda bastante expressivo.
E o WhatsApp faz parte crucial dessa estratégia, por manter o controle sobre a assistência e as vendas nas mãos das empresas e por permitir a combinação entre atendimento pessoal e tecnológico.
A popularidade da ferramenta também ajuda: de acordo com o canal especializado em demografia World Population Review, o Brasil é o segundo país com mais usuários da solução, atrás apenas da Índia. Em terceiro lugar, aparece os Estados Unidos, que tem 130 milhões de habitantes a mais.
Guia de vendas, mas como vender mais utilizando o aplicativo?
Confira agora 6 estratégias eficazes:
1. Use o WhatsApp Business
Além de entregar mais profissionalismo no contato, a ferramenta conta com uma série de soluções voltadas especificamente para as necessidades dos empreendedores. É fundamental contar com ela e utilizar um número específico para o negócio, como a criação de catálogos de produtos, com descritivo e preço.
2. Trabalhe com o WhatsApp Web
A versão do aplicativo para notebooks e computadores de mesa facilita a gestão dos contatos, agiliza a elaboração das respostas e é mais confortável para quem monitora os atendimentos, já que o teclado e a tela são muito maiores do que os de um smartphone. Ao longo de várias horas, o WhatsApp Web pode reduzir a margem para erros.
3. Capriche no visual e na linguagem
Como vai ser o nome do estabelecimento no WhatsApp? E a imagem? Estas são decisões importantes, que podem reforçar o vínculo com a marca e facilitar o acesso dos clientes no momento de olhar a lista de contatos. Também é importante padronizar a comunicação, de acordo com o estilo do estabelecimento. Pode até ser mais informal, mas sem abusar de gírias e siglas.
4. Implemente a automação
Para que o chatbot entregue o melhor desempenho e reverta interações em vendas, é fundamental pensar com cuidado no menu de atendimento: ele precisa ser claro, sintético e cobrir todos os aspectos possíveis, além de abrir a possibilidade de o cliente solicitar a comunicação com um atendente pessoal.
5. Divulgue seu contato
Desenvolvida a solução de atendimento, chega a hora de comunicar o número de contato em todos os canais possíveis, desde o site oficial até o descritivo do estabelecimento nas redes sociais. Em cada arte de stories e vídeos curtos anunciando promoções, ele também precisa aparecer.
6. Dispare mensagens com planejamento
O WhatsApp funciona em duas vias: é possível enviar avisos para os clientes. O importante é não abusar do recurso. Mas avisar a respeito de promoções, ou do horário de funcionamento em feriados, ou de mudanças no cardápio, ajuda na reversão de vendas e na manutenção do relacionamento com as pessoas.
A Vox é especialista em WhatsApp
Especialista em transformação dos negócios, a Vox cuida da relação entre marcas e pessoas há mais de 20 anos. Sustenta o maior sistema de foodtech do Brasil, com central de vendas delivery, apoio ao consumidor institucional e a distância e relacionamento com lojistas e franqueados.
Também atua nas conexões com parceiros de marketplace e entregadores e no desenvolvimento de soluções de delivery, incluindo apps, marketplaces e soluções em logística. Ainda apoia as empresas no monitoramento de disponibilidade de produtos e lojas e no controle do fluxo de pedidos.
Para um cliente específico, uma rede de fast food, a Vox promoveu uma revolução no atendimento, com o apoio de um Agente Virtual Inteligente, capaz de gerenciar a produção nos horários de maior fluxo de demanda.
Como resultado, alcançou, em dois anos, aumento de 1.200% de retenção nas interações e 248% de crescimento no volume de interações nos horários de maior fluxo. O volume de contatos bem-sucedidos em horários de maior fluxo subiu 75%, enquanto a reversão em vendas aumentou 71% e o ticket médio disparou 26%.