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A rotina de uma equipe dedicada ao atendimento a clientes é dinâmica e intensa. As demandas se sucedem, contato após contato. Mesmo os gestores, se veem imersos em desafios constantes. Como evitar que a prática diária tome todo o tempo dos profissionais e limite a capacidade de refletir sobre os resultados e definir novas práticas e estratégias?

A resposta está na gestão de processos. A capacidade de desenvolver políticas claras de ação, comunicá-las aos times, monitorar os resultados e projetar o futuro representa um diferencial dos mais importantes para garantir o sucesso da atividade – ainda mais num cenário marcado por profundas transformações, iniciado nos últimos anos e recentemente acelerado pela utilização da Inteligência Artificial (IA).

Os benefícios são evidentes: quando se implementam estratégias bem definidas e conduzidas, o relacionamento entre pessoas e marcas tende a se fortalecer, com base em contatos ágeis, precisos e qualificados.

O que é gestão de processos?

É um conjunto de ações cujo principal objetivo é fazer a condução de todos os processos que envolvem uma determinada atividade de uma empresa – no caso, o atendimento aos clientes.

Em outras palavras, a principal função do gerenciamento é contribuir para que as equipes alcancem a excelência, com base em rotinas bem desenhadas e eficientes, baseadas nas demandas reais do público e nas tendências de mercado.

Além de monitorar o cenário micro e macro, a atividade também acompanha, organiza e documenta métodos, avaliando oportunidades de vendas, medindo o desempenho da concorrência e sugerindo ajustes, até mesmo na abordagem aos consumidores.

Desta forma, contribui para que a linha de frente do contato com os clientes consiga atuar de maneira mais estruturada e seja ouvida para contribuir com feedbacks, relatos de dificuldades e insights de soluções.

5 práticas que proporciona muitos benefícios:

Uma série de vantagens se apresenta para as empresas que investem nesse trabalho de base. Cinco se destacam:

  1. Aumento da qualidade: atendentes bem treinados e orientados, que entendem a estratégia do negócio, tendem a entregar um desempenho consistente.
  1. Melhoria da eficiência: a gestão também consegue identificar gargalos e pontos de redundância que, se solucionados, tornam a rotina mais ágil.
  1. Redução de custos: a capacidade de analisar processos e resultados permite apontar situações em que é possível fazer mais, com menos tempo e recursos.
  2. Agilidade na tomada de decisões: o monitoramento constante de cenários e de desempenho auxilia os líderes a adotarem medidas mais seguras e bem informadas, com maior rapidez.
  1. Aumento da satisfação do cliente: todo esse esforço, naturalmente, é percebido, de forma intuitiva, pelas pessoas atendidas, que tendem a reconhecer a agilidade e a qualidade do serviço prestado.

Como fazer o melhor gerenciamento?

Algumas medidas são especialmente úteis para alcançar o melhor desempenho no atendimento. Entre elas, se incluem:

  1. Medir as necessidades dos clientes: o gerenciamento se apoia em um trabalho extenso de pesquisa e análise de dados gerados pelos contatos, de modo a avaliar pontos de satisfação e de melhorias na relação com os consumidores. Para isso, são úteis as plataformas de Customer Relationship Management (CRM) e ferramentas capazes de medir os Key Performance Indicators (KPIs).
  1. Otimizar rotinas: a análise constante da rotina dos profissionais ajuda a identificar pontos em que ela pode ser mais eficiente, com o apoio, inclusive, de soluções automatizadas, como chatbots, capazes de atender aos casos corriqueiros. Mas não basta produzir relatórios com recomendações: é preciso também treinar e capacitar os profissionais, para que eles sejam empoderados para agir.
  1. Acompanhar resultados: as ações implementadas num determinado momento precisam ser analisadas com rigor. Caso não tenham funcionado como previsto, ou precisem de ajustes, a área de gerenciamento pode reagir em tempo hábil para propor novas rotas para os líderes. Assim, em parceria constante, os profissionais que atuam no atendimento são apoiados em suas rotinas.

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Especialista em relacionamento entre marcas e pessoas, ao longo de seus mais de 20 anos de trajetória, a Vox se especializou em desenvolver, implementar e operar soluções completas, que cobrem uma série de aspectos que permitem alcançar um atendimento de alto padrão.

De acordo com a necessidade de cada cliente, em cada momento de sua trajetória, as ações podem envolver monitoria e qualidade, treinamento e capacitação, estudo e planejamento da operação, enriquecimento de bases, workflows, estudos geolocalizados, consumo e visualização de dados em tempo real, manutenção de um centro de inteligência próprio, tracking e monitoramento e curadoria de bots e de IAs.

Essa combinação de expertises e propostas permite alcançar um novo nível na gestão de processos, que se traduz em qualidade na capacidade de encantar e surpreender os clientes, além de entregar as melhores soluções de delivery e promoções personalizadas para cada perfil de comprador.

Tudo isso de maneira integrada, com sistemas que facilitam o desenvolvimento de fluxos de trabalho otimizados entre diferentes setores envolvidos com o relacionamento com os consumidores. Além disso, com o serviço de consultoria digital, especialistas Vox disponibilizam ainda a integração de todas as ferramentas necessárias para seguir o atendimento, do primeiro contato ao pós-vendas, com o objetivo de aumentar a retenção e melhorar a reputação da marca.

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