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Quando os brasileiros identificam que precisam de atendimento médico em atenção primária, 62,3% simplesmente preferem não buscar apoio do ecossistema em saúde. Os motivos são diversos. Entre as respostas mencionadas pelos entrevistados da pesquisa “Mais Dados, Mais Saúde”, realizada pela Vital Strategies e Umane, com parceria técnica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e apoio do Instituto Devive e do Resolve to Save Lives, se incluem: tempo de espera longo, falta de equipamentos, falta de profissionais adequados e falta de precaução.

O levantamento foi realizado com pessoas atendidas pelas redes pública e privada, e      a falta de atenção é um tópico que se destaca. Os cidadãos se mostram incomodados com questões estruturais e mensuráveis, como a demora no atendimento ou a dificuldade para realizar exames, mas não se esquecem da importância da empatia.

É um comportamento compreensível. Em geral, as pessoas que procuram cuidado em saúde estão preocupadas consigo mesmas ou com familiares, especialmente, pais ou filhos. O relacionamento empático e acolhedor pode tranquilizar e proporcionar um estado de confiança capaz de fortalecer a relação com os prestadores de serviço.

Em saúde, o relacionamento é crucial

As conclusões do estudo indicam que a capacidade de atender bem, com empatia, a pacientes em situação de emergência ou em busca de informações sobre ocorrências potencialmente graves, representa um diferencial fundamental para o setor de Health.

Canais bem gerenciados, que conciliam relacionamento humanizado com as vantagens da tecnologia, podem proporcionar uma série de benefícios para todos os envolvidos. Têm o potencial, inclusive, de facilitar a implementação de programas de prevenção, que incentivam a busca por práticas capazes de minimizar possíveis danos futuros à saúde.

É neste contexto que o atendimento em saúde se mostra tão relevante: trata-se de potencializar a capacidade que as empresas da área têm para salvar vidas, apoiando desde a realização de um exame preventivo até o contato para casos de emergência. Nesse sentido, os canais de relacionamento podem engajar famílias inteiras, já que o cuidado com o físico e o mental são cruciais para qualquer etapa da vida.

O relacionamento com as pessoas é, de fato, central para o sucesso das empresas de saúde, sejam elas hospitais, laboratórios, clínicas ou indústrias farmacêuticas. Sem criar conexões legítimas, não é possível conciliar todas as ações necessárias para formar uma rede de cuidado.

O investimento em relacionamento vale a pena

Quando uma empresa do setor entende a importância de colocar o atendimento no centro, ela experimenta uma série de benefícios. Conheça agora quatro deles.

1. Uso estratégico da telemedicina: regulamentada em definitivo, a prática vem transformando o atendimento em saúde, principalmente, nos casos em que o contato físico não é necessário, ou quando o paciente não está próximo a profissionais da área. Para atender a esta demanda, as empresas do setor construíram – e seguem fortalecendo – estruturas apoiadas em conectividade.

2. Maior facilidade para adotar novas tecnologias: a empatia pode, e deve, ser construída com base na eficiência e nos insights gerados pela tecnologia, em especial, a Inteligência Artificial (IA). Os pacientes podem nem perceber, mas muitas das interações e dos contatos mais amigáveis, mesmo no ambiente digital, já são orientados por insights gerados pela análise de dados.

3. Reforço na reputação: a pesquisa citada no início deste artigo indica que, no geral, as pessoas desconfiam do atendimento em saúde, em especial, quando se trata da falta de empatia e agilidade. Canais conectados, eficazes e intuitivos ajudam a minimizar essa má impressão, com impactos positivos para a imagem da marca e para a disponibilidade do atendimento.

4. Ganhos no desempenho financeiro: num momento em que a sustentabilidade das empresas de saúde é desafiada, é rentável construir uma cadeia integrada, que concilia prevenção, atendimento, análises laboratoriais, cuidados rotineiros, atenção e agilidade  para casos emergenciais. Assim, o foco no paciente gera resultados para toda a cadeia.

Atendimento humanizado e eficiente com a Vox

A cada contato com um consumidor, a reputação e o desempenho das empresas são colocados a teste. No setor de saúde, então, essa expectativa é ainda mais alta, já que os clientes procuram cuidar do bem-estar, seja deles mesmos ou de suas famílias.

A Vox entende essa necessidade.

Não por acaso, tornou-se líder em Health, inclusive para o atendimento B2B, que está na base das entregas de qualidade para os pacientes e para uma área em ampla expansão, a veterinária.

Com gestão de farmacovigilância nos níveis 1, 2 e 3, suporte para reclamações técnicas, programas de acolhimento, acompanhamento de pacientes crônicos, gestão e logística e apoio para representantes comerciais e parceiros, a Vox atua na base da cadeia de relacionamento que sustenta as empresas que compõem este ecossistema.

As soluções da Vox abrangem canais, serviços e inteligência, uma combinação que resulta na entrega de serviços especializados em medicina preventiva e curativa, efetivada pelo atendimento dos maiores programas de relacionamento da indústria farmacêutica do Brasil e da América Latina, bem como para os líderes mundiais em saúde animal. Estes serviços são apoiados por profissionais especializados, incluindo médicos, veterinários e farmacêuticos.

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