Dos 187,9 milhões de usuários de internet que havia no Brasil no início de 2024, 144 milhões utilizam redes sociais. O que significa que 86,6% das pessoas estão conectadas e 66,3% são adeptos de plataformas de interação, em especial, pela ordem de quantidade de utilizadores, WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok e YouTube. O Brasil é o segundo país em que as pessoas passam mais tempo online, com uma média de 9h13 por dia.
Estes dados constam do levantamento mais recente da plataforma de análises DataReportal. O alto grau de conectividade da população ajuda a explicar outro fenômeno: a consolidação do e-commerce, que se acelerou na pandemia e, desde então, se mantém em ritmo forte de expansão. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a curva de crescimento deve se manter pelos próximos quatro anos.
Para 2024, a estimativa de faturamento é de R$ 205,11 bilhões, o que representa um aumento de 10,45% em relação a 2023. O ticket médio deve girar em torno de R$ 490,00 enquanto o número de pedidos pode totalizar 418,6 milhões. A quantidade de clientes também está em alta e deve alcançar a marca de 91 milhões de pessoas.
Na medida em que as vendas online se consolidam e os brasileiros seguem utilizando a internet de forma intensiva, outro acontecimento marcante tem se apresentado diante das empresas: a forte conexão entre o marketing nas redes sociais e o sucesso nos negócios.
O impacto das recomendações no E-commerce
Segundo a empresa de soluções para o e-commerce Edge by Ascential, até 2026 as vendas online vão movimentar quase US$ 6 trilhões, em termos globais, quando estarão consolidadas como a maior força de crescimento do varejo.
As redes sociais estarão perfeitamente integradas a este cenário: a companhia estima que, a cada 10 comentários positivos, um produto pode experimentar um aumento nas vendas de até 5%. Além disso, 97% dos consumidores dizem que as avaliações influenciam na sua decisão e 45% deles leem os comentários antes de fazer uma compra na loja. Não por acaso, como aponta a plataforma Statista, se, em 2021, as marcas gastaram US$ 116 bilhões em publicidade nas redes sociais, em 2028 estarão investindo US$ 262 bilhões.
Utilizar estratégias eficazes de marketing em redes sociais representa, portanto, um caminho fundamental para alcançar sucesso. É por intermédio da interação nestes espaços de conexão digital que muitos compradores conhecem produtos e serviços, compartilham experiências e atuam como embaixadores – ou detratores – de uma marca, com um alto impacto para os negócios.
Monitorar e responder: a importância do Social Listening
Neste contexto, não basta apenas desenvolver ações eficientes nas redes sociais, levando em consideração a linguagem mais adequada de cada plataforma e os melhores horários e abordagens para cada perfil de usuário. É preciso também seguir de perto a repercussão de cada post, reagindo às interações com agilidade, sem renunciar à linguagem utilizada pela marca em suas demais comunicações. Este é o chamado social listening, uma prática cada dia mais relevante.
Quando uma empresa monitora com atenção seu desempenho em redes sociais, ela tem condições de aprofundar o conhecimento a respeito de seu público, identificando interesses e necessidades em tempo real. Assim, é possível mapear e se aproveitar de tendências de mercado. O trabalho também favorece a prestação de um atendimento ultra personalizado, que leva em consideração as demandas de cada público.
Dessa forma, um comércio eletrônico consegue se diferenciar dos concorrentes, reforçando sua reputação e gerando o grau de interação que, como apontam os dados, apresenta resultados diretos nas vendas.
A Voxline apoia o e-commerce
Sua empresa sabe o que as pessoas estão falando da sua marca? Mais importante ainda: qual a estratégia desenhada para responder a elogios, comentários, sugestões e, principalmente, críticas? Essas duas respostas podem fazer a diferença para o sucesso de um e-commerce.
A Voxline aplica seus mais de 20 anos de experiência em relacionamento com os clientes de seus clientes para implementar soluções completas de monitoramento. Saiba como funciona:
1. A rotina se inicia com o rastreio de menções, sentimentos e tendências, a partir de palavras-chave.
2. Os comentários são submetidos a uma triagem, com base na análise de sentimentos, sejam eles positivos, neutros ou negativos.
3. A etapa seguinte é lidar com as tratativas. No caso de avaliações consideradas boas para a marca, a proposta é respondê-las com atenção e de forma acolhedora, fortalecendo a conexão. As neutras são formuladas com grande cuidado, utilizando um tom apropriado para cada contexto. Já as reclamações, são atendidas em público ou por inbox, dependendo do caso. Em situações mais graves, o jurídico do contratante pode ser acionado para participar.
Dessa forma, a solução da Voxline gera insights sobre o desempenho da empresa nas redes sociais, com análises precisas que auxiliam a tomada de decisão a respeito da necessidade de fazer ajustes estratégicos. Também permite criar e gerenciar painéis pontuais ou recorrentes e viabiliza a inserção de informações para acompanhamento via soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
Clique aqui e conheça as soluções de monitoramento de redes sociais da Voxline.