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Com presença em todas as regiões do país, o varejo representa uma força para a economia nacional e um canal de acesso importante a bens fundamentais para a vida em sociedade. O faturamento anual destas empresas alcança R$ 1,3 trilhão, de acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Retail Think Tank (IRTT).

Este levantamento aponta que, de todas as companhias do setor no Brasil, 47,7% atuam em apenas um estado. Somente 7,7% aparecem em mais de quatro unidades da federação. Isso se deve ao fato de ser uma área altamente diversificada, com forte presença das organizações de menor porte, como redes de mercados e de farmácia distribuídas regionalmente. 

Precisamente por atender a todas as diferentes realidades do país, este é um setor em que as lojas físicas se mantêm firmes: entre as 300 maiores companhias, listadas pelo IRTT, foram abertos em 2024 quase 3 mil novos pontos de venda, um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior. Este grupo de líderes mantém mais de 80 mil lojas espalhadas pelo país.

Os últimos meses do ano são especialmente importantes, pois possuem picos de demanda entre a Black Friday, no final de novembro, e o Natal. São momentos de alcançar resultados impactantes para as empresas. De acordo com uma análise realizada pela consultoria Gauge em parceria com a agência W3haus, para 2025, o faturamento da Black Friday deve atingir um recorde: R$ 13,6 bilhões, alta de 16,5% sobre 2024, com 17,2 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 808.

Com uma novidade, que vem se consolidando ao longo dos anos: um terço deste volume de vendas deve acontecer na data. O restante tende a se diluir no decorrer das semanas seguintes, de forma que a festividade comercial se torna uma jornada que, no limite, só se encera na última semana de dezembro.

O momento favorece atração e retenção

O estudo do IRTT indica que o consumidor está atento a promoções que se mostrem, de fato, vantajosas. Para as companhias, esta é uma boa notícia: é possível estruturar ações durante as semanas, seguindo um plano de comunicação e de vendas que não dependa especificamente de um único dia ou fim de semana.

Assim, também fica mais fácil completar o principal objetivo: aproveitar os momentos de maior demanda para atrair novos consumidores e, mais do que isso, atendê-los com qualidade para que eles retornem em outros períodos do ano. Desta forma, uma oportunidade de dar um salto no faturamento passa a ser encarada como um momento estratégico do ano, capaz de fortalecer a reputação da marca e a base de clientes no longo prazo.

Com preços competitivos, entrega no prazo combinado, uma comunicação ágil e canais de vendas eficazes, é possível proporcionar uma experiência marcante para os compradores, principalmente aqueles que não eram fiéis à marca ou não a conheciam. 

A comunicação do pós-venda e a gestão de reputação em redes sociais e sites, tal qual o Reclame Aqui, são cruciais neste cenário, porque são momentos em que a empresa consegue transformar um possível abandono em oportunidades para demonstrar uma preocupação legítima com as pessoas. 

O desafiador é consolidar e manter tal padrão de relacionamento, considerando o quanto os consumidores estão mais bem informados e exigentes do que nunca. E a Vox está preparada para apoiar o setor neste momento tão importante do ano.

Conte com a Vox para avançar

Quando uma empresa conta com um ecossistema completo de soluções, capaz de atender aos consumidores com agilidade, mesmo em períodos de maior demanda, todas as demais áreas são beneficiadas, inclusive a de marketing e a de vendas. O relacionamento das marcas com as pessoas se fortalece e alcança um alto nível de confiabilidade. 

É por isso que a Vox aplica seus mais de 20 anos de trajetória no mercado para apoiar o varejo diante desse grande desafio, que representa também a melhor oportunidade do ano para colocar as companhias em um novo nível, em termos de quantidade de clientes e de padrão de atendimento.

Especialista em suporte multicanal, a Vox conta com profissionais que conhecem os caminhos para atender com excelência ao maior ativo de toda corporação: o cliente. Suas práticas de customer success integram canais e soluções para formar uma experiência única, personalizada e capaz de abranger cada um dos passos da jornada de consumo.

A IA já está incorporada a este processo. Com a ferramenta de análise de vendas da Vox, é possível alcançar 30% de aumento na conversão de vendas, além de até 90% de redução de custos – resultado da capacidade de gerar inteligência para o atendimento com base na análise automatizada das ligações de vendas, que permitem à ferramenta aprender com os vendedores humanos mais eficientes. 

Comunicados em treinamento para os novos profissionais, os insights são capazes de produzir aumento de 30% do ticket médio do vendedor nos 90 dias iniciais.

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