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Muitos setores da economia sofrem pressões variadas ao longo do ano. O varejo, por exemplo, encara o desafio de sustentar as operações, entre os períodos de menor movimento e os momentos de pico de procura, como a Black Friday, o Natal ou o Dia das Mães. Com o setor de Food, as oscilações são parte da rotina.

Um restaurante alterna momentos intensos com longos períodos de menor demanda. Quando atua com delivery, precisa planejar os envios considerando que uma terça-feira certamente não vai trazer a mesma exigência de um sábado – a não ser que seja véspera de feriado ou dia de um jogo de futebol importante, que leve as pessoas a se reunir e pedir comida para entrega.

Grandes eventos, esportivos ou não, precisam de uma atenção especial. Um grande show com transmissão na TV pode gerar maior procura. Ou a realização dos Jogos Olímpicos, como acontece em Paris, entre 26 de junho e 11 de agosto.

Certamente haverá uma maior procura pelos serviços de alimentação, sejam eles presenciais ou delivery, já que, em função do fuso horário, boa parte das finais das competições mais importantes deve acontecer durante a noite, com grande cobertura televisiva e midiática.

Aumentam as chances de grupos se reunirem para assistir e celebrar – ou simplesmente famílias que prefiram comprar comida pronta para não perder nenhum momento das transmissões.

Como mapear as mudanças de comportamento e consumo?

Em geral, este grande acontecimento, que mobiliza até mesmo quem que não costuma acompanhar competições esportivas, mobiliza mais de 3 bilhões de pessoas a cada quatro anos. No Brasil, a audiência, seja na TV tradicional, seja nos canais digitais, também costuma mudar rotinas pessoais e hábitos de consumo.

Uma empresa de Food que não mapeia estes movimentos com antecedência tende a perder compradores, no curto e no longo prazo. Por isso é importante planejar, desde o início do ano, as ações para cada data específica, e não apenas para a Olimpíada.

Desenhar estratégias anuais, considerando o calendário de feriados, as datas dos principais acontecimentos festivos (muitos deles variáveis, como o Carnaval e a Páscoa), é tão importante quanto antecipar a divulgação de promoções especiais, que potencializam, por exemplo, vendas para datas de grande apelo, como o Dia dos Pais ou o Dia das Crianças.

Por outro lado, também permite prever possíveis momentos de baixa procura – um feriado prolongado pode representar uma queda na procura de uma pizzaria que atua em uma metrópole, já que parte expressiva da população tende a viajar.

Assim, se torna possível prever desde ações de marketing até a compra de matéria-prima, passando pela contratação da quantidade ideal de entregadores, garantindo a eficiência do delivery.

Um parceiro qualificado contribui com resultados

Neste contexto, investir na melhoria dos processos, com foco na capacidade de entregar a melhor experiência ao consumidor mesmo em momentos de sobrecarga de consumo, pode fazer toda a diferença para a rentabilidade dos negócios, assim como para a reputação da marca.

Uma das mais importantes redes de fast food do mundo, com forte presença no Brasil, referência quando o assunto é refeição rápida, padronizada e de qualidade, encarou o desafio de se manter na liderança, melhorando ainda mais seus processos.

Desenvolveu então um plano de ação focado em garantir o melhor atendimento. O esforço foi recompensado: logo no primeiro ano da pandemia, o delivery cresceu 150% e alcançou 14% do total de vendas. Para isso, foi necessário implementar ações eficazes no ambiente digital, em especial pelo WhatsApp, o aplicativo de troca de mensagens mais popular do Brasil.

Esta empresa contou com o suporte da Voxline para avançar em seu suporte por SAC, uma das interfaces mais importantes quando o assunto é a experiência e relacionamento com o usuário. Como resultado, em fevereiro de 2023, registrou redução de 19,7% no tempo médio de interação e de 18,0% no tempo médio de espera.

A Voxline apoia sua estratégia

Pioneira no setor de delivery no Brasil, a Voxline tem know-how para levar as empresas de foodtech a um outro patamar. São mais de 20 anos de existência da operação de vendas, pós-vendas e assistência, oferecendo o que há de mais avançado e efetivo para o melhor relacionamento entre pessoas e marcas.

Opera o maior sistema de entregas do Brasil para grandes redes, recebendo, distribuindo e controlando milhões de pedidos por ano, incluindo o serviço de SAC. Toda essa expertise é fruto de um trabalho que passa por constante monitoria e atualização, sempre pautado na meta de transformar a intermediação de pedidos em experiência e fidelização dos clientes.

E é escalável, no sentido de que o ecossistema de soluções se apoia em geolocalização e diferentes canais omnichannel para alcançar o melhor desempenho possível para cada uma das empresas que se dispõem a transformar o atendimento, tornando-o mais ágil, eficiente e rentável, de acordo com a solicitação do momento.

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