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Em 2023, as franquias brasileiras cresceram 13,8% e movimentaram R$ 240,6 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Terminaram o ano com 1,7 milhão de empregos diretos gerados, aumento de 7,1% em relação ao ano anterior.

O volume de operações cresceu, assim como o número de redes.  Os setores de desempenho mais expressivos foram: Food Service (17,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%) e Hotelaria e Turismo (16,4%).

Os dados confirmam que o modelo continua sendo muito procurado pelos brasileiros que pretendem empreender. Trata-se de uma alternativa segura, no sentido de oferecerem suporte para diversos aspectos do negócio, como a padronização visual, as estratégias de comunicação e a disponibilização de treinamento para as equipes. Ademais, um franqueado já começa suas atividades apoiado na reputação da marca.

5 dicas para quem deseja comprar uma franquia

A ABF lista uma série de recomendações para quem pretende abrir uma empresa e está avaliando a possibilidade de aderir ao sistema.

1. Escolha entre ser gestor e empreendedor

A associação indica que o perfil gerencial, dedicado a conduzir o fluxo de trabalho e formar e manter funcionários é o mais adequado, já que um empreendedor de perfil mais ousado pode se sentir amarrado pela estrutura pronta, em que todas as mudanças precisam ser submetidas a aprovação. Fazer essa autoanálise ajuda a alcançar o melhor desempenho.

2. Faça uma reserva financeira

Uma das grandes vantagens deste esquema é contribuir com informações confiáveis muito importantes, como por exemplo, o valor do investimento inicial necessário.       Porém é recomendável não focar apenas no total previsto pela rede: para garantir a resiliência, é importante guardar 50% a mais do que o previsto, pelo menos.

3. Avalie a região de atuação

Existem métricas para uma marca prever o tempo de retorno financeiro. Mas elas são baseadas na média de desempenho dos atuais empreendedores. Para identificar o potencial de um novo negócio específico, é crucial estudar a região onde ele será instalado e buscar o melhor ponto comercial possível, de acordo com as características do empreendimento.

4. Converse com outros franqueados

Além de analisar com calma o contrato antes de assinar, também é recomendável interagir com colegas associados – muitas redes incentivam essa interação e promovem encontros entre os novos candidatos com os parceiros mais antigos. É uma forma de tirar dúvidas e ouvir a respeito de aprendizados que os outros adquiriram com o tempo.

5. Observe as redes famosas

Existem alternativas para todos os gostos, para dezenas de diferentes setores da economia e com diferentes valores de investimentos. Mas, no processo de escolher a opção ideal para cada caso, é sempre bom pesquisar as mais famosas. Afinal, se elas são bem-sucedidas a ponto de ganhar boa reputação e conquistar o gosto do público, as chances de sucesso são maiores.

4 formas de garantir o melhor acompanhamento

O consumidor está cada dia mais exigente, e o brasileiro não é exceção – ao contrário, em muitos aspectos, ele cobra mais do que a média global, como apontou um estudo da Oracle que indica que 92% dos brasileiros consideram que as marcas não fazem tudo o que podem para proporcionar momentos felizes aos usuários.

Por isso, a assistência está na base do sucesso de qualquer empreendimento. Confira agora diferentes estratégias para garantir que todos se mantenham satisfeitos e recomendem os produtos ou os serviços de determinada loja.

1. Ofereça diferentes canais

Quanto mais opções são oferecidas aos compradores atuais ou futuros, maiores as chances de alcançar um número expressivo. Mas não basta simplesmente criar novos canais: é preciso que eles estejam integrados, de forma que um contato iniciado, por exemplo, por WhatsApp, tenha continuidade por telefone.

2. Padronize a linguagem

As franquias podem contribuir num aspecto importante: a garantia de que, independentemente do horário de interação, ou do canal utilizado, seja notável que existe uma linguagem unificada, cordial e informativa. Ela pode ser mais formal, dependendo do setor de atuação, ou mais bem-humorada. O importante é que siga um padrão.

3. Conheça o perfil de cada pessoa

As interações geram informações valiosas, que permitem ao franqueado criar ações personalizadas e oferecer promoções especiais – por exemplo, se alguém sempre pede o mesmo lanche toda sexta-feira, por que não oferecer um desconto, ou entrar em contato caso ele tenha deixado de comprar repentinamente? Ações assim aproximam as pessoas das marcas.

Sua empresa pode contar com o apoio da Voxline

Terceirizar o atendimento aos clientes, contando com a expertise de um parceiro com mais de 20 anos de experiência no mercado, pode contribuir de forma decisiva para o sucesso dos franqueamentos. A Voxline está bem posicionada para atender a este desafio.

A empresa é reconhecida pela capacidade de integrar diferentes canais e soluções, de forma a entregar uma jornada única e personalizada. Atua na gestão da interação via redes sociais, aplicativos de vendas e o site Reclame Aqui, garantindo que aqueles que dialogam com a marca se sintam acolhidos em suas demandas.

Além disso, a partir dos dados gerados pelas interações, a Voxline contribui para os empreendedores melhorarem suas ações, proporcionando um serviço ultrapersonalizado e eficiente.

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